quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Algumas pequenas coisinhas do futebol

Americana conhece sua segunda derrota

Americana conheceu sua segunda derrota na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada do Campeonato Paulista de Futebol, ao cair diante da Portuguesa pelo placar de 1 a 0, em partida realizada no estádio do Canindé, em São Paulo.

A águia americanense ocupa a terceira colocação na tabela, atrás de Santos e Palmeiras.

Pressionada pela ausência de vitórias nas últimas rodadas, a Portuguesa criou as melhores oportunidades do primeiro tempo, mesmo que isso não represente muito. Sem uma referência no ataque, o time tocou bem até a entrada da área, mas pecou no último passe e, quando teve chance, na finalização.

O primeiro susto foi dado pelo Americana. Logo aos dez minutos, Charles invadiu a área, passou um marcador e chutou para segura defesa de Weverton. Em seguida, aos 13, Marcelo Cordeiro soltou pancada de fora da área, mas o chute saiu sobre o travessão.

Coube então a Héverton, em litígio com diretoria e torcida, virar o herói no primeiro tempo. Aos 28 minutos, o meia aproveitou vacilo da zaga do Americana e tocou de cabeça. A bola morreu no ângulo esquerdo de Jailson, que pulou só para sair na foto.

O problema foi na sequência: não satisfeito em ser o herói, Héverton quis se tornar vilão também, ao protestar contra a torcida na comemoração do gol. Inconformados, os torcedores passaram a xingar ainda mais o meia, causando um clima desconfortável no Canindé.

O Americana voltou mais atento para o segundo tempo. De quebra, criou duas boas chances. Aos dois minutos, Gercimar cruzou da direita e Weverton deixou a bola escapar. Marcinho tentou aproveitar o rebote, mas a zaga rubro-verde afastou. Aos sete, Luiz Felipe arriscou chute do bico direito da grande área, mas o goleiro da Lusa espalmou.

Ainda insatisfeito com o time, Edinho apostou no atacante Jhon, que entrou na vaga de Charles. Com o camisa 18 em campo, o Americana passou a jogar pelas laterais, mas abusou dos cruzamentos, o que facilitou a missão da retaguarda da Portuguesa.

Enquanto o adversário tentava atacar, Sérgio Guedes tentou retomar o controle com a entrada de Rafael Silva na vaga de Guilherme. A substituição não faz a Portuguesa reassumir o meio-campo, mas fechou a defesa contra os insossos ataques do Americana.

Tranquila na parte defensiva, a Lusa arriscou esporádicas subidas ao ataque. Ademir Sopa quase garantiu a vitória aos 30 minutos, em chute de fora da área. O Americana respondeu aos 38, em chute de Kássio, bem defendido por Weverton.

Próximos Jogos

Os dois times voltam a jogar pelo Paulistão no final de semana. Quem joga primeiro é o Americana, que enfrenta o Oeste no sábado, às 19h30, no Décio Vitta, em Americana. Já a Portuguesa entra em campo somente na próxima quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, em Presidente Prudente.

FICHA TÉCNICA
Portuguesa 1 x 0 Americana

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Maria Eliza Correia Barbosa
Público: 674 pagantes
Renda: R$ 16.845,00
Cartões Amarelos: Marcelo Cordeiro e Guilherme (Portuguesa); Gercimar (Americana)
Gol: Héverton aos 28’/1T (Portuguesa)

Portuguesa
Weverton; Guilherme, Preto Costa, Domingos e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Ademir Sopa, Henrique (Rafael Silva) e Ivo (Ronaldo); Luís Ricardo e Héverton (Jaime).
Técnico: Sérgio Guedes.

Americana
Jailson; Luís Felipe, Jorge Luiz, Júlio César e Hélton (Magal); Gercimar, Jackson, Marcinho (Kássio) e Fumagalli; Charles (Jhon) e Rafael Chorão.
Técnico: Edinho Nazareth.

Fonte: Futebol Interior

Algumas outras coisinhas

Estive nesta quart-feira (02) no estádio Moisés Lucareli, em campina, acompanhando com a equipe de voluntários da Canal Net Cidade o empate entre Ponte Preta e Santos por 2 a 2. Foi um bom jogo, apensar de eu achar o placar um pouco injusto. A ponte preta foi superior ao Peixe durante todo o jogo.

A equipe campineira saiu na frente com Romulo, aproveitando cruzamento na área e completando de cabeça. O empate santista saiu dos pés de Elano, em cobrança de falta no finalzinho do primeiro tempo.

No inicio da etapa complementar, o goleiro santista Rafael fez pênalti no atacante Romulo. Renatinho cobrou e colocou a macaca em vantagem no placar. No lance, o goleiro do peixe foi expulso, obrigando o técnico Adilson Batista a sacar Anderson Carvalho para colocar o goleiro reserva Vladimir.

A Ponte Preta seguiu dominando o jogo, e a vitória estava dada como certa, quando em jogada individual pela esquerda do ataque, no finalzinho do jogo, elano deu um passe de calcanhar para Maikon Leite, que invadiu a área e chutou cruzado para empatar.

Apesar de deixar a vitória escapar, o treinador pontepretano Gilson Kleina saiu satisfeito com o desempenho de sua equipe, que apresentou um bom futebol e soube envolver o Santos, apesar de estar com seis desfalques.



Libertadores

Impossível não colocar neste post a atuação do Corinthians na Colômbia, frente ao desconhecido Tolima.

Hugo Botelho, narrador da 105fm disse bem ao descrever o Timão como uma “caricatura de time”.

Apresentando um péssimo futebol, o Corinthians caiu por 2 a 0 e foi eliminado da pré-libertadores.

Já disse que não entendo de futebol, mas tenho algumas considerações a fazer. Vamos ao jogo:

Tite começou o jogo com três volantes e manteve o Danilo no banco de reservas. Juro que não entendi qual foi a intenção do treinador. Claro que o professor tem todo um mérito e uma história, não é a toa que ele é treinador de uma equipe como o Corinthians, mas...

Ele colocou o Danilo, tirou o Ronaldo e perdeu dentinho, expulso infantilmente. O professor, perdendo por 1 a 0, esperou o Corinthians tomar mais um gol e o relógio chegar a 39 minutos do segundo tempo para por outro atacante em campo. Não demorou muito professor.

E declaração no mínimo polêmica do treinador após o jogo. Tite disse que Ronaldo é um jogador terminal. Porque jogou então? Juro que não entendo.

E estou montando uma enquete: Por qual motivo mesmo Roberto Carlos não jogou? Ainda estou sem entender.

Bom, é isso. No final de semana tem mais futebol! Abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário: